Mortes exemplares 2
A última fuga
É considerável a quantidade de artistas que morreu na plena execução do seu ofício, como se levando ao extremo uma particular sensibilidade que o corpo muitas vezes cansado não consegue já dominar. Uma sensibilidade do género que fazia Teresa Stich-Randell admitir que, quando cantava Bach, sofria de beleza.
Foi a pensar no cravo bem-temperado de Bach que Shostakovitch escreveu o seu conjunto de prelúdios e fugas, dedicando-o a Tatiana Nikolayeva, vencedora num concurso de piano por si presidido tocando justamente essa obra de Bach. A emoção acumulada deve ter sido muito grande, porque a grande pianista russa morreu em plena interpretação dos prelúdios e fugas que havia inspirado e estreado tanto tempo antes. Foi num concerto público em São Francisco a 13 de Novembro de 1993. Nessa noite não houve encore.
É considerável a quantidade de artistas que morreu na plena execução do seu ofício, como se levando ao extremo uma particular sensibilidade que o corpo muitas vezes cansado não consegue já dominar. Uma sensibilidade do género que fazia Teresa Stich-Randell admitir que, quando cantava Bach, sofria de beleza.
Foi a pensar no cravo bem-temperado de Bach que Shostakovitch escreveu o seu conjunto de prelúdios e fugas, dedicando-o a Tatiana Nikolayeva, vencedora num concurso de piano por si presidido tocando justamente essa obra de Bach. A emoção acumulada deve ter sido muito grande, porque a grande pianista russa morreu em plena interpretação dos prelúdios e fugas que havia inspirado e estreado tanto tempo antes. Foi num concerto público em São Francisco a 13 de Novembro de 1993. Nessa noite não houve encore.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home